Treinamentos Presenciais

                                                                                                

Scrum é definido como um framework simples e empírico para o gerenciamento de projetos de software, dependendo quase exclusivamente de rotinas de inspeção, adaptação e comunicação das mudanças entre os membros da equipe. Por ser iterativo e com times de projeto auto-organizáveis, as rotinas sempre geram incrementos e definem entregas de valor ao cliente ao final de cada jornada de trabalho ou timebox (Sprint). O gerenciamento de projetos com Scrum tem o objetivo de atender o negócio, o que, necessariamente, traz maior valor de retorno de investimento ao cliente. Contudo, deixa em aberto ao uso da metodologia de desenvolvimento a ser emprega no projeto.
Conhecimento adquirido
O treinamento em Scrum desenvolvido pela Agile Think® oferece uma estrutura de curso preparatório para a Certificação ASF- AGILE SCRUM FOUNDATION do EXIN, habilitando o participante nas seguintes práticas:
  • 1.Introdução aos Métodos Ágeis de Gestão de Projetos (todos os modelos utilizados e citados acima no texto, FDD, XP, Lean e etc);
  • 2.Visão;
  • 3.Cultura;
  • 4.Planejamento;
  • 5.Execução;
  • 6.Inspeção e Adaptação (PDCA);
  • 7.Aplicação de Testes;
  • 8.Aplicação de Simulado preparatório para a Certificação EXIN.
    Conteúdo
    Este treinamento foi estruturado para preparar o aluno para realizar os exames da Certificação Agile Scrum Foundation do EXIN. Nosso treinamento tem duração de 16 horas.

    O conteúdo programático aborda temas cobrado pela certificadora por considerar os assuntos do exame; sendo que a certificação do EXIN é aplicada em português do Brasil:

        INTRODUÇÃO

    • Processos e desenvolvimento de Software;
    • Modelos Tradicionais;
    • Processos Ágeis;
    • Metodologias Ágeis;
    • Falando sobre projetos;
    • A verdade sobre projetos;
    • O vilão dessa história;
    • Ações a serem tomadas;
      • VISÃO

    • Quando utilizar o SCRUM?
    • O que é SCRUM?
    • Definindo SCRUM
    • O que meu cliente espera?
    • Quem utiliza SCRUM?
    • Porque SCRUM?
    • Qual o valor disso tudo?
      • CULTURA

    • Porque Scrum é diferente?
    • Qual é o negócio de meu cliente?
    • Product Backlog e ROI;
    • O que é pronto?
    • Formando equipes SCRUM;
       

        PLANEJAMENTO

    • Planejando Scrum;
    • Planning Meeting;
    • O que é Sprint?
    • Reunião Diária;
    • Sprint Review;
    • Incremento do Produto;
      • EXECUÇÃO

    • Planejando a próxima iteração;
    • O papel do Product Owner;
    • O papel do Scrum Master;
    • O papel do Time;
    • Definida uma META...;
    • User Stories;
    • Testes de Aceitação;
    • Ferramentas;
    • Planning Poker;
    • Quadro Kanban o Burndown;
      • INSPEÇÃO E ADAPTAÇÃO

    • Redefinindo prioridades;
    • Quem está́ no controle?
    • Planejando a próxima entrega;
    • Escalando times Scrum;
    • Qualidade de Software;
    • Times que atingem a META
      • Instrutor - André Vidal
        Graduado em Ciências da Computação pela UNESP de Rio Claro, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.Atua nas áreas de gestão e serviços voltados à engenharia de software, com destaque à gestão de projetos ágeis, modelagem de processos e análise de negócios há quinze anos. Experiência na formação de equipes de desenvolvimento e sustentação, executando a pré-venda de projetos, atuando no planejamento, controle e implantação de metodologias de desenvolvimento e serviços com base em processos baseados no Cobit, ITIL, PMI e Scrum. Como engenheiro de software, atuou em fábricas junto ao desenvolvimento de soluções como análise de sistemas, processos, requisitos de negócios, Scrum Master, Product Owner e também Quality Assurance. Possui as certificações PMI-ACP, CSM – Certified Scrum Master e EXIN-ASF (Agile Scrum Foundation), SAFe (Scaled Agilist Framework)



        Investimento: R$1250.00

        Parcele pelo Pag Seguro /  pague com boleto / depósito bancário**.
        Informe nesse formulário a data que deseja fazer o treinamento.
        *Sujeito a alteração com aviso prévio de acordo com formação de turma.
        ** Desconto de R$40.00 para pagamento por depósito bancário.

                                                                                                        

        Scrum é definido como um framework simples e empírico para o gerenciamento de projetos de software, dependendo quase exclusivamente de rotinas de inspeção, adaptação e comunicação das mudanças entre os membros da equipe. Por ser iterativo e com times de projeto auto-organizáveis, as rotinas sempre geram incrementos e definem entregas de valor ao cliente ao final de cada jornada de trabalho ou timebox (Sprint). O gerenciamento de projetos com Scrum tem o objetivo de atender o negócio, o que, necessariamente, traz maior valor de retorno de investimento ao cliente. Contudo, deixa em aberto ao uso da metodologia de desenvolvimento a ser emprega no projeto.
        Conhecimento adquirido
        O treinamento em Scrum desenvolvido pela Agile Think® oferece uma estrutura de curso preparatório para a Certificação ASPO- AGILE SCRUM PRODUCT OWNER do EXIN, habilitando o participante nas seguintes práticas:
        • 1. Forma Ágil de pensar;
        • 2. Papel do Scrum Master;
        • 3. Gerenciando o Backlog de produtos;
        • 4. Projetos Complexos;
        • 5. Adicionando Valor;
        • 6.Aplicação de Testes;
        • 7.Aplicação de Simulado preparatório para a Certificação EXIN.
          Conteúdo
          Este treinamento foi estruturado para preparar o aluno para realizar os exames da Certificação Agile Scrum Product Owner do EXIN. Nosso treinamento tem duração de 16 horas.

          O conteúdo programático aborda temas cobrado pela certificadora por considerar os assuntos do exame; sendo que a certificação do EXIN é aplicada em português do Brasil:

              FORMA ÁGIL DE PENSAR

          • Conceitos Ágeis;
          • Explicar a maneira Ágil de pensar;
          • Explicar a maneira Ágil de pensar;
          • Descrever como estabelecer a melhoria continua;
          • Diferenciar Frameworks e metodologias: Waterfall (Cascata), Crystal, Lean, XP e DevOps;
          • Aplicando princípios ágeis ao Gerenciamento de Serviços de TI;
          • Explicar como aplicar os princípios Ágeis ao Gerenciamento de Serviços de TI;
          • Analisar a aplicação de princípios Ágeis em um ambiente de Gerenciamento de Serviços de TI para possíveis problemas;
            • PAPEL DO SCRUM MASTER

          • Atividades e responsabilidades do papel de Product Owner;
          • Explicar quais tarefas e responsabilidades pertencem ao papel do Product Owner;
          • Explicar quais soluções são adequadas para a resolução de problemas;
          • Explicar o papel do Product Owner nos diferentes eventos do Scrum;
          • Analisar o cenário para a melhor forma de transição para o papel de Product Owner;
          • Outros Papéis (Scrum Master, Time de Desenvolvimento);
          • Explicar todos os papéis no Scrum Framework;
            • GERENCIANDO O BACKLOG DE PRODUTOS

          • Da visão ao Backlog de Produto;
          • Explicar como criar a visão do Produto para um Serviço ou Produto;
          • Explicar como criar um Roadmap de Produto para um Serviço ou um Produto;
          • Analisar um cenário de erros comuns ao criar a visão de Produto;
          • Explicar por que uma boa Definição de Pronto é tão importante;
          • User Stories (incluindo Épicos, requisitos não-funcionais e funcionais);
          • Explicar como escrever boas Histórias de Usuários (User Stories) para Serviços ou Produtos;
          • Analisar um Backlog de produtos para identificar os épicos das User Stories (itens grandes e não refinados);
          • Analisar um cenário para requisitos não funcionais de Serviços e Produtos;
          • Explicar como gerenciar requisitos não-funcionais de Serviços e Produtos;
             
            • Criando Backlogs de Sprints;
            • Acompanhamento e comunicação do progresso;
            • Identificar impedimentos, desvios, barreiras e outros obstáculos que influenciam o progresso;
            • Explicar como criar Radiadores de Informação, como interpretá-los e como agir sobre os resultados;
            • Explicar como interpretar os métodos de acompanhamento mais usados (Gráfico de Burn-Down, Velocidade, etc.);
            • Estar no Controle e entregando;
            • Explicar como gerenciar problemas e bugs e como informar os stakeholders;
            • Explicar como estabelecer a entrega continua.
              • PROJETOS COMPLEXOS

            • Dimensionamento de Projetos Ágeis;
            • Explicar como utilizar o Backlog de Produto em um ambiente dimensionado;
            • Explicar como escalar equipes maiores usando Scrum-of-Scrums;
            • Explicar como escalar a função do Product Owner;
            • Adequação do Ágil para diferentes tipos de projetos;
            • Explicar em quais casos não é possível utilizar o Ágil;
            • Identifique os limites de uma Equipe Scrum;
            • Gerenciando Backlogs de Produtos ou Serviços complexos;
            • Explicar diferentes maneiras de gerenciar Backlogs de Produtos ou Serviços complexos;
            • Propor maneiras de gerenciamento Backlogs de Produtos ou Serviços complexos em determinados cenários;
              • ADICIONANDO VALOR

            • Adicionando Valor de Negócio ao Projeto;
            • Explicar o que é Valor de Negócio;
            • Explicar como agregar Valor de Negócio utilizando Metodologia Ágil de projetos;
            • Analisar um cenário com a utilização de recursos adicionais agregam Valor de Negócio;
            • Atuando como a Voz do Cliente;
            • Explicar como trabalhar com clientes, usuários e outros stakeholders.

              Instrutor - André Vidal
              Graduado em Ciências da Computação pela UNESP de Rio Claro, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.Atua nas áreas de gestão e serviços voltados à engenharia de software, com destaque à gestão de projetos ágeis, modelagem de processos e análise de negócios há quinze anos. Experiência na formação de equipes de desenvolvimento e sustentação, executando a pré-venda de projetos, atuando no planejamento, controle e implantação de metodologias de desenvolvimento e serviços com base em processos baseados no Cobit, ITIL, PMI e Scrum. Como engenheiro de software, atuou em fábricas junto ao desenvolvimento de soluções como análise de sistemas, processos, requisitos de negócios, Scrum Master, Product Owner e também Quality Assurance. Possui as certificações PMI-ACP, CSM – Certified Scrum Master e EXIN-ASF (Agile Scrum Foundation), SAFe (Scaled Agilist Framework)

              Turma para os dias 02 e 09 de Setembro.


              Investimento: R$1500.00 

              Parcele pelo Pag Seguro /  pague com boleto / depósito bancário**.
              *Sujeito a alteração com aviso prévio de acordo com formação de turma.
              ** Desconto de R$40.00 para pagamento por depósito bancário.

                                                                                                         

              Uma nova forma de trabalhar com o desenvolvimento de produtos e serviços. Um framework baseado em modelos visuais e ágeis, auxiliando tanto as equipes de projeto como seus clientes a pensar conjuntamente em como atender às necessidades de negócio de seus usuários. Por meio de uma linguagem fácil, mostraremos como o trabalho de equipes pode ser direcionado a atuar com conceitos como Design Thinking, design de interação, modelagem ágil, Scrum e Agile Project Management (APM) em seu dia a dia, podendo transformar um modelo de trabalho, baseado em Ágil, em algo maior e que permita a atuação conjunta de times de desenvolvimento e seus clientes, com foco na geração de benefícios ao negócio de forma interativa, incremental e periódica. O curso habilita ao aluno, além da aplicação dos conceitos na prática no seu dia-a-dia, também um direcionamento básico de conteúdo para que o participante possa prestar o exame da Certificação ASPO do EXIN. Está é uma nova certificação lançada aqui no Brasil onde está é para a capacitação na função do Product Owner. (Custo da certificação EXIN cobrado a parte).
              Público Alvo
              Estudantes, profissionais das áreas de gestão de negócios e produtos, governança e demais profissionais com interesse na aplicação de uma nova metodologia no seu dia-a-dia, explorando novas ferramentas visuais de gestão de projetos, adaptadas para se desenvolvimento profissional e aplicação nas suas atividades organizacionais propiciando maior agilidade, transparência e resultados com alto valor agregado a empresas e clientes.
              Conteúdo
              O curso será realizado em 20h com abrangência teórica e prática, facilitando a assimilação e emprego efetivo dos conceitos apresentados.

              A ementa desse curso prevê a apresentação dos seguintes tópicos relacionados ao desenvolvimento e gerenciamento de projetos baseados na metodologia do Agile Think® Canvas:
                INOVAÇÃO INCREMENTAL DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS:

                Com abordagem histórica e conceitual, apresentaremos as tendências e novas perspectivas no mundo ágil para gestão de projetos e os motivos que levaram a concepção de uma metodologia hibrida aplicada à gestão de projetos com o uso de fundamentos do Design Thinking e de frameworks ágeis:
              • Cenário Atual;
              • Mundo Agile e seus Precursores;
              • Inovação no desenvolvimento de produtos e serviços;
              • A origem do Design Thinking;
              • Bibliografia Recomendada;

              • A METODOLOGIA AGILE THINK® CANVAS

                Nesta etapa do curso inicia a apresentação da metodologia composta por oito passos, conforme foi desenvolvida. O objetivo é compreender o negócio do cliente para melhorar o produto por meio da interação do usuário e explicitar lições aprendidas focadas na melhoria do processo de trabalho, entregando produtos cada vez mais ajustados às necessidades do cliente.

                Durante esta segunda etapa do curso, aulas são direcionadas para os primeiros seis passos ou macroprocessos que correspondem à concepção e análise do modelo, aplicando os canvas às práticas sugeridas para cada uma das fases do processo.

                Concepção do Produto
              • Definir necessidades
              • Entender o Produto
              • O uso de modelos visuais
              • Pesquisar soluções
              • Analisar resultados e definir perfis
              • A arte de conhecer o negócio

              • Gerar ideias
              • Identificar interação do usuário
              • Análise das soluções para o negócio

              • Avaliar riscos
              • Escolha da solução

              • Construir o documento de visão do produto
              • Protótipo do modelo

              • Processo de prototipação
              • Validar modelos

              • GESTÃO DE PROJETOS AGILE THINK® CANVAS

                Nesta última etapa do curso apresenta-se os dois últimos passos ou macroprocessos, referentes à implementação do produto desenvolvido, no qual conceitos de vários métodos ágeis e práticas de interação e Design Thinking são utilizados em busca da velocidade e agilidade da equipe.

                Utilizando os conceitos presentes no Scrum e as diretrizes gerais do PMI-ACP e ainda serão tratados aspectos relacionados ao acompanhamento dos trabalhos, entregas ao cliente, melhoria contínua e qualidade no desenvolvimento de soluções.

                Visão de projeto

              • Formar Time
              • Compartilhar conhecimento
              • Apresentar Backlog MVP
              • Planejamento

              • Processo Agile Think® Canvas
              • Criação de histórias dos Usuários

              • Sessões de gooming do Backlog MVP
              • User Stories
              • Escrevendo histórias de usuários eficazes
              • Estruturação da arquitetura do sistema

              • Realizar estimativas
              • A buscar pela viabilidade do projeto

              • Roadmap do projeto
              • Construir o Plano de Release
              • A construção do produto

              • Planejamento da iteração com Canvas
              • Planejamento de Iteração
              • Iteração erro
              • Resultado Equipe integrada e ágil

              • Quinze minutos diários de Agile Think®
              • O impacto do risco na planilha
              • Transparência nos resultados e ações corretivas
              • Adaptação

              • Apresentação e Entrega do produto ao cliente
              • Retrospectiva do projeto
              • Plano de ação
              • Aprendizado com Agile Think® Canvas


                Instrutor - André Vidal
                Graduado em Ciências da Computação pela UNESP de Rio Claro, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.Atua nas áreas de gestão e serviços voltados à engenharia de software, com destaque à gestão de projetos ágeis, modelagem de processos e análise de negócios há quinze anos. Experiência na formação de equipes de desenvolvimento e sustentação, executando a pré-venda de projetos, atuando no planejamento, controle e implantação de metodologias de desenvolvimento e serviços com base em processos baseados no Cobit, ITIL, PMI e Scrum. Como engenheiro de software, atuou em fábricas junto ao desenvolvimento de soluções como análise de sistemas, processos, requisitos de negócios, Scrum Master, Product Owner e também Quality Assurance. Possui as certificações PMI-ACP, CSM – Certified Scrum Master e EXIN-ASF (Agile Scrum Foundation), SAFe (Scaled Agilist Framework)



                Investimento: R$2000.00 

                Parcele pelo Pag Seguro /  pague com boleto / depósito bancário**.
                Informe nesse formulário a data que deseja fazer o treinamento.
                *Sujeito a alteração com aviso prévio de acordo com formação de turma.
                ** Desconto de R$50.00 para pagamento por depósito bancário.